Cora e Adelia - Receita de Poesia em um Dedo de Prosa

Projeto Sócio Cultural de Incentivo à Leitura

29 de março de 2014

Videos na TV

Leitura Dinâmica da Rede TV

http://www.redetv.uol.com.br/Video.aspx?32,13,395791,jornalismo,,veja-a-agenda-do-fim-de-semana-cultural

RJTV 01 edição - 29/03/2014

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/centenas-de-pessoas-fazem-fila-pra-ver-os-gigantes-australianos/3247120/


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Materias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Visualizações

Postagens

  • Fotos (3)
  • Materias (10)
  • matérias (1)
  • Release (1)
  • Video (4)

Próximos Encontros

Academia Baiana de Letras – Salvador
dia 07 de agosto, às 15h e 17h

Academia Alagoana de Letras – Maceió
dia 09 de agosto, às 12h, 13h30h e 15h

Academia Cearense de Letras – Fortaleza
dia 14 de agosto, às 10h e 15h

Academia Maranhense de Letras – São Luís
dia 16 de agosto, às 15h e 17h30

Academia Piauiense de Letras – Teresina
dia 18 de agosto, às 10h e 17h

Release

CORA E ADÉLIA – RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA é Projeto Sócio-Cultural de Incentivo à Leitura. Um encontro literário das obras de Cora Coralina com as de Adélia Prado.

Há 4 anos, Sônia de Paula e Marcelo Aouila realizam o “Lê Pra Mim?”, projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros para crianças. Com CORA E ADÉLIA – RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA buscam incentivar a leitura nos adultos e na terceira idade. Com este novo projeto cultural, seguindo a linha da literatura e humanidades, vamos atingir um público que espera escutar, na voz de duas atrizes, com a entonação correta, movimentos estudados, os textos destas duas poetisas.

Cora Coralina, goiana, mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Adélia Prado, mineira, reúne em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.

Este encontro de vidas similares, de mulheres à frente do seu tempo, tendo seus poemas lidos por duas atrizes, que interpretam duas amigas, é o que nos motivou a realizar este projeto. Valorizamos com este projeto, as mulheres que estão à frente de seu tempo, as poetisas que vivem de suas histórias, mulheres que enfrentaram preconceitos e nem por isto deixaram de se expor, de mostrar ao mundo como observavam a vida que as rodeavam.

Duas atrizes, Sônia de Paula (Caras e Bocas, Beleza Pura, Sitio do Picapau Amarelo, A Indomada, Explode Coração, Estúpido Cupido) e Nica Bomfim (Amor Eterno Amor, Escrito nas Estrelas, Eterna Magia, O Clone), interpretam grandes amigas, companheiras de vida, que, ao se depararem com as obras das duas poetisas, fazem um balanço de suas histórias, lembrando-se das passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro se dá através dos textos: uma obra completa o pensamento da outra obra; um texto tem continuidade, resposta, na obra da outra artista. Este será o prato principal deste projeto cultural.

Rafaela Amado, que dirigiu o musical Na Bagunça do teu Coração, O bom canário, Edukators, Jardim Secreto, entre outras, dirige este encontro literário. Rafaela também participou da pesquisa e selecionou os poemas.

Temos uma intérprete de LIBRAS que faz a tradução simultânea para pessoas com deficiência auditiva.

Este projeto é uma realização da Somar Ideias.

Estreou no Rio de Janeiro, em 26 de março de 2014.

Administrador

  • Marcelo Aouila
  • Unknown
Tema Marca d'água. Imagens de tema por bopshops. Tecnologia do Blogger.