16 de fevereiro de 2014

RELEASE

CORA E ADÉLIA – RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA é Projeto Sócio-Cultural de Incentivo à Leitura. Um encontro literário das obras de Cora Coralina com as de Adélia Prado. Estreia no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, em 26 de março de 2014. Serão 05 apresentações, de quarta a domingo, às 19h.

Há 4 anos, Sônia de Paula e Marcelo Aouila realizam o “Lê Pra Mim?”, projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros para crianças. Com CORA E ADÉLIA – RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA buscam incentivar a leitura nos adultos e na terceira idade. Com este novo projeto cultural, seguindo a linha da literatura e humanidades, vamos atingir um público que espera escutar, na voz de duas atrizes, com a entonação correta, movimentos estudados, os textos destas duas poetisas.

Cora Coralina, goiana, mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Adélia Prado, mineira, reúne em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.

Este encontro de vidas similares, de mulheres à frente do seu tempo, tendo seus poemas lidos por duas atrizes, que interpretam duas amigas, é o que nos motivou a realizar este projeto. Valorizamos com este projeto, as mulheres que estão à frente de seu tempo, as poetisas que vivem de suas histórias, mulheres que enfrentaram preconceitos e nem por isto deixaram de se expor, de mostrar ao mundo como observavam a vida que as rodeavam.

Duas atrizes, Sônia de Paula (Caras e Bocas, Beleza Pura, Sitio do Picapau Amarelo, A Indomada, Explode Coração, Estúpido Cupido) e Nica Bomfim (Amor Eterno Amor, Escrito nas Estrelas, Eterna Magia, O Clone), interpretam grandes amigas, companheiras de vida, que, ao se depararem com as obras das duas poetisas, fazem um balanço de suas histórias, lembrando-se das passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro se dá através dos textos: uma obra completa o pensamento da outra obra; um texto tem continuidade, resposta, na obra da outra artista. Este será o prato principal deste projeto cultural.

O ator Jackson Costa pesquisou, selecionou poemas e escreveu um texto original para a primeira parte deste encontro. Jackson tem grande conhecimento nesta área a gravou um CD interpretando poesias de Castro Alves, Gregório de Matos e outros poetas.  Rafaela Amado, que dirigiu o musical Na Bagunça do teu Coração, O bom canário, Edukators, Jardim Secreto, entre outras, dirige este encontro literário. Rafaela também participou da pesquisa e selecionou os poemas.

A cada dia, 70 lugares estarão disponíveis para o público acompanhar os encontros literários. Numa ação social, a produção irá levar um ônibus com adultos de comunidades pacificadas e senhores de terceira idade. Teremos ainda a presença de uma intérprete de LIBRAS que fará a tradução simultânea para pessoas com deficiência auditiva.

Este projeto tem Patrocínio dos Correios e do Ministério da Cultura e é uma realização da Somar Ideias.

Serviço:
Cora e Adélia – Receita de Poesia em um Dedo de Prosa - Leituras dramatizadas das obras de Cora Coralina e Adélia Prado. Com Sônia de Paula e Nica Bomfim. Direção, pesquisa e seleção dos poemas Rafaela Amado. Texto original, pesquisa e seleção dos poemas Jackson Costa.
- Centro Cultural Correios Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaboraí nº 20, Centro, Corredor Cultural
Tel.: 21-2253-1580 
De 26 a 30/mar/2014 - 4º feira a dom, às 19h
Lotação: 70 lugares
Senhas distribuídas 1 hora antes de cada apresentação
Acessibilidade: Intérprete de Libras

Nenhum comentário:

Postar um comentário